top of page

O Seminário Teológico Ministerial Foco encontra-se dentro da tradição reformada mais abrangente, tendo professores de  diferentes denominações. Subscrevemos aos credos antigos (Apostólico, Niceno-Constantinopolitano e Atanasiano), bem como temos estes documentos como balisadores de nosso ensino:

Confissão Belga (1561)
Trinta e nove Artigos da Religião (1563)
Segunda Confissão Helvética (1566)
Cânones de Dort (1619)
Confissão de Fé de Westminster (1646)
Declaração de Savoy sobre Fé e Ordem (1658)
Segunda Confissão Batista de Londres (1689)

Catecismo de Heidelberg (1563)
Catecismo Maior e breve de Westminster (1647)
Catecismo Batista de Collins e Keach (1693)
Catecismo Puritano de Spurgeon (1855)

Declaração de Chicago sobre a Inerrância da Bíblia (1996)
Declaração de Fé da Coalizão pelo Evangelho (2011)
Declaração Doutrinária e Confessional da Biblical Counseling Coalition (2011)

Declaração de Fé

O DEUS TRINO
Cremos em um só Deus, Criador de todas as coisas, santo e infinitamente perfeito, que eternamente existe na amorosa unidade de três Pessoas igualmente divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Tendo conhecimento ilimitado e poder soberano, Deus graciosamente propôs, desde a eternidade, redimir um povo para si mesmo e fazer novas todas as coisas para a sua própria glória.

A BÍBLIA
Cremos que Deus falou nas Escrituras, Antigo e Novo Testamento, por meio de palavras de autores humanos. Sendo a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a Bíblia não contém erros nos escritos originais, é a revelação completa da vontade divina para a salvação e é a autoridade final pela qual todas as esferas do conhecimento e empreendimento humano devem ser julgadas. Portanto, deve-se crer em tudo quanto ensina, obedecer a tudo quanto exige e confiar em tudo quanto promete.

A CONDIÇÃO HUMANA
Cremeos que Deus criou Adão e Eva à sua imagem, mas eles pecaram quando tentados por Satanás. Unidos com Adão, os seres humanos são pecadores por natureza e por escolha, vivem alienados de Deus e estão sob a sua ira. Somente por meio da obra salvadora de Deus em Jesus Cristo podemos ser resgatados, reconciliados e renovados.

O SENHOR JESUS CRISTO
Cremos que Jesus Cristo é Deus encarnado, verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, uma Pessoa em duas naturezas. Jesus — o Messias prometido a Israel — foi concebido pelo Espírito Santo e nasceu da virgem Maria. Viveu uma vida sem pecado, foi crucificado sob Pôncio Pilatos, ressuscitou fisicamente dos mortos, ascendeu ao céu e está sentado à destra de Deus Pai como nosso Sumo Sacerdote e Advogado.


A OBRA DE CRISTO
Cremos que Jesus Cristo, como nosso representante e substituto, derramou seu sangue na cruz como sacrifício perfeito e suficiente por nossos pecados. Sua morte expiatória e ressurreição vitoriosa constituem a única base para a salvação.

O ESPÍRITO SANTO
Cremos que o Espírito Santo, em tudo o que faz, glorifica o Senhor Jesus Cristo. Ele convence o mundo de sua culpa. Ele regenera pecadores, os quais são, nele, batizados em união com Cristo e adotados como herdeiros na família de Deus. Ele também habita, ilumina, guia, equipa e capacita os crentes para um viver e servir semelhantes a Cristo.

A IGREJA
Cremos que a verdadeira igreja compreende todos os que foram justificados somente pela graça de Deus através somente da fé em Cristo somente. Pelo Espírito Santo, eles são unidos no corpo de Cristo, sendo este sua Cabeça. A verdadeira igreja se manifesta visivelmente em igrejas locais. O Senhor Jesus comandou duas ordenanças, o batismo e a Ceia do Senhor, que expressam o evangelho de forma visível e tangível. Embora não sejam meios de salvação, quando celebradas pela igreja em fé genuína, essas ordenanças confirmam e nutrem o crente.

O VIVER CRISTÃO
Cremos que a graça justificadora de Deus não deve ser separada do seu poder e propósito santificadores. Deus nos ordena amá-lo supremamente e ao próximo sacrificialmente, e viver nossa fé com zelo uns para com os outros, compaixão para com os pobres e justiça para com os oprimidos. Com a Palavra de Deus, o poder do Espírito e a oração fervorosa em nome de Cristo, devemos combater as forças espirituais do mal. Em obediência à Comissão de Cristo, devemos fazer discípulos entre todos os povos, dando sempre testemunho do evangelho em palavras e ações.

O RETORNO DE CRISTO
Cremos no retorno pessoal, corporal e glorioso de nosso Senhor Jesus. A vinda de Cristo, em um tempo conhecido apenas por Deus, demanda constante expectativa e, sendo nossa bendita esperança, motiva o crente a uma vida piedosa, um serviço sacrificial e uma missão ativa.

RESPOSTA E DESTINO ETERNO
Cremos que Deus ordena que todos, em todos os lugares, creiam no evangelho, voltando-se para ele em arrependimento e recebendo com fé o Senhor Jesus Cristo. Cremos que Deus ressuscitará o morto corporalmente e julgará o mundo, destinando o incrédulo à condenação e à eterna punição consciente e o crente à bem-aventurança e à alegria eternas com o Senhor no novo céu e na nova terra, para o louvor de sua gloriosa graça.

Amém.
 

bottom of page